Castro Verde cumpre a tradição com mais uma Feira de Castro
A tradicional Feira de Castro está de regresso, à vila de Castro Verde, a partir de sexta-feira e até domingo (13, 14 e 15 de outubro). Considerada uma das mais emblemáticas feiras tradicionais do Sul do país, em 2023, cumpre 400 anos de existência.
Ao longo de três, paralelamente à animação da própria Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde oferece um programa cultural que arranca, na sexta-feira, pelas 14.00 horas com a iniciativa “Encontros à Volta da Viola Campaniça”, no Fórum Municipal. Segue-se às 19.00 horas, a animação com o Grupo Rufar e Bombar, na Praça da República e ruas da Feira.
À noite, pelas 22.00 horas, é a vez de Pedro Mafama, subir ao palco da Praça da República, para um concerto que promete muitos momentos de animação, seguido da atuação do DJ Paulo Fragoso.
No sábado, o dia começa com arruada de Bandas Filarmónicas pelas principais ruas da Feira e Praça da República. Neste dia, destaque para o 4º Encontro de Castrenses na Diáspora que se realiza pelas 12.30 horas, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço, e que tem como objetivo reunir num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho.
O sábado apresenta ainda na Praça da República, a banda
portuguesa TAXI para um concerto que celebra os êxitos que marcaram várias gerações,
como “Chiclete”, “TAXI”, “Vida de Cão” e “Cairo”. A partir das 24.00 horas,
cabe ao DJ Paulino Coelho animar o público presente.
Há outras iniciativas a decorrer no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o habitual Desfile de Corais, que este ano conta com a participação de quatro grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que assinala a sua 31ª edição, Folclore Algarvio com o Rancho Folclórico da Ria Formosa e Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde.