Acredita-se que a Batalha de Ourique terá sido travada nos campos do Baixo Alentejo, a 25 de julho de 1139. O confronto, entre D. Afonso Henriques e os muçulmanos, resultou na grande vitória do primeiro rei de Portugal. 

“Uma data histórica para o concelho, de grande orgulho e afirmação da nossa identidade”, que o Município de Castro Verde escolheu homenagear, através de um programa que se inicia com uma Missa, a partir das 10h00, na Basílica Real, e que será presidida pelo Patriarca de Lisboa e Administrador Apostólico da Diocese das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Rui Valério. 

“Após este momento, pelas 11h30, inicia-se a Romagem ao Padrão da Batalha de Ourique, no sítio de São Pedro das Cabeças, local onde se realiza uma Cerimónia Militar Evocativa, com o hastear da bandeira nacional, a deposição de flores junto ao monumento evocativo e a homenagem aos mortos na Batalha”, explica o município. 

As Comemorações do 885º Aniversário da Batalha de Ourique são organizadas pela Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com o Exército Português, e contam com a colaboração da Guarda Nacional Republicana e dos Bombeiros Voluntários de Castro Verde.

A efeméride é também comemorada em Ourique, com um programa que começa com o hastear da bandeira nacional e cante do hino de Portugal, às 09h00. O momento vai contar com a participação das crianças do ATL, no Edifício Paços do Concelho.

Ainda esta manhã, por volta das 10h30, a Biblioteca Municipal de Ourique recebe a iniciativa “Bibliobatalha - Celebração da Batalha de Ourique”, um ateliê de verão.

Às 18h30, haverá uma homenagem aos antigos funcionários da Câmara Municipal de Ourique, no Miradouro.

As celebrações fecham com a atuação do Grupo Coral de Ourique, às 19h00, e um momento musical Coro Polifónico Orikanto, pelas 19h30.


Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.