Um evento que pretende ser um espaço de encontro entre diferentes expressões artísticas, culturais e sociais, que convidam a descobrir e a colocar em evidência a inovação tecnológica, cultural e social que se vive nos territórios mineiros, em diálogo permanente com o património da tradição de séculos de mineração.

No plano musical, o Festival tem para oferecer concertos com os Fogo Fogo e Vírgul, no dia 2, Sara Correia e Tim e Amigos, no dia 3 e, o encerramento mo dia 4, Ana Arrebentinha e  Kumpania Algazarra.

A tradição do cante e da viola campaniça também marcam presença na programação do festival, através das atuações dos Grupos Corais “Os Ganhões” de Castro Verde, “Os Mineiros” de Aljustrel e do Grupo Coral de Turón (Astúrias), assim como do grupo de Tocadores de Viola Campaniça de Castro Verde.

Artes plásticas, exposições, conferências, gastronomia, iniciativas ligadas à atividade mineira e expositores são outras das atividades que compõem a programação desta iniciativa, que terá entrada livre e acesso gratuito ao campismo, no Parque de Campismo de Castro Verde, e às Piscinas Municipais, durante os dias em que decorre o Festival.

Celebrar e promover a identidade mineira que tem vindo a ser construída ao longo dos últimos 40 anos, através da instalação daquele que é um dos mais importantes empreendimentos mineiros da Europa, a Mina de Neves-Corvo é o principal objetivo deste evento que vai decorrer no Parque da Liberdade.

O Festival “Castro Mineiro” é organizado pela da Câmara Municipal de Castro Verde, em parceria com a SOMINCOR, sob a direção artística de Napoleão Mira.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.