Castro Verde: O começo da “maior feira tradicional do sul”
A nova edição da Feira de Castro arranca esta sexta-feira e esperam-se três dias de cultura, música, convívios, gastronomia e tradição. David Carreira é um dos cabeças de cartaz do certame deste ano e prepara-se para atuar, esta noite, na Praça da República.
Foto: C.M. Castro Verde
A tradição volta a cumprir-se e celebra-se, até este domingo, a Feira de Castro, uma das mais emblemáticas do sul do país.
A Inauguração da Exposição “Projeto Danças”, do Movimento IP2N4-Art, vai marcar o começo do certame, no Fórum Municipal, às 18h00. Ainda antes desse momento, ao longo do dia, espalham-se pelas ruas do concelho, os já habituais produtores locais e artesãos.
David Carreira sobe a palco, na Praça da República, às 22h00, e a primeira noite da Feira de Castro termina com o DJ Gonçalo Ferro e Mc Fausto Bellucci, à meia noite.
A partir de amanhã, o programa da Feira de Castro começa a preencher-se e esperam-se diversos momentos musicais, entre eles uma arruada com a presença da Banda da Sociedade Rec. e Filarmónica 1º Janeiro, a atuação do Grupo Folclórico de Faro e um desfile de Grupos Corais.
À noite, pelas 22h00, sobe ao palco da Praça da República o segundo cabeça de cartaz da Feira de Castro 2024, Zé Amaro, e a noite termina com a DJ Sara Santini, a partir da meia-noite.
Para este sábado está ainda programado o 5º Almoço Convívio “Castrenses na Diáspora”, onde se voltam a reunir os castrenses que vivem fora do concelho, num momento de confraternização e de reencontro.
A Feira das Aves terá também presença no certame, ao longo do fim-de-semana, no Pavilhão de Mostras do Largo da Feira, a partir das 10h00. A organização pertence ao Clube Ornitológico de Castro Verde.
Já no domingo, o último dia do certame, voltam a encontrar-se os artesãos e os produtores locais e espera-se ainda o Concurso de Rafeiros do Alentejo e uma Palestra “Testemunhos de Coexistência: gado, cães de proteção e predadores”.