Castro Verde prepara-se para receber o festival Sete Sóis Sete Luas
Castro Verde está em contagem decrescente para o 29º Festival Sete Sóis Sete Luas. Concertos, uma gala internacional de acordeão, circo acrobático humorístico e arte urbana são os principais destaques de um evento que decorre a partir de 6ªfeira e até domingo.

Segundo a Câmara de Castro Verde, a programação do festival na vila, com “diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono”, vai decorrer no anfiteatro e no cineteatro municipais e na Praça da República.
O festival começa no dia 03, às 21:30, no Anfiteatro Municipal de Castro Verde, com um concerto da nova produção original do festival, a Maio 7Luas Band, que reúne seis músicos que tocam um repertório tradicional, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da ilha cabo-verdiana do Maio.
Segue-se, no dia 04, também às 21:30, no mesmo local, um concerto original de outra produção do festival, o Med Arab 7Sóis Ensemble, dirigido pelo compositor e guitarrista português José Barros.
O ensemble reúne músicos de cinco países do Mediterrâneo, nomeadamente França (ilha da Córsega), Espanha, Grécia, Marrocos e Portugal, entre os quais figura Gabriel Costa, de Castro Verde.
No dia 05, a fechar o festival, vai decorrer, também às 21:30, no anfiteatro, a 30.ª Gala Internacional do Acordeão, que juntará em palco vários executantes portugueses e estrangeiros, como o campeão do mundo, Peter Maric.
Ainda na área da música, o festival vai incluir, no da 04, no cineteatro municipal, duas ‘masterclasses’, uma com José Barros, às 15:00, e outra com o músico Christophe Mondoloni, da Córsega, às 16:00.
A Praça da República vai ser palco de um mercadinho, no dia 04, e de um espetáculo de circo aéreo acrobático humorístico da companhia francesa Les P’tits Brás.
O espetáculo “Bruits de Coulisses”, a mais recente produção da companhia, “inspira-se no universo barroco e convida o público a entrar num ambiente teatral do século XVII, onde o sonho e a realidade se confundem, num misto de fantasia, poesia e humor”, explica o município.
A anteceder o festival, entre este sábado e o dia 01 de setembro, os artistas luxemburgueses Raphael Gindt e Daniel Mac Lloyd vão participar numa residência artística em Castro Verde para criarem duas obras de arte urbana.
De acordo com o município, as obras, “de grande dimensão e inspiradas no património e na identidade do concelho”, deverão ser apresentadas durante o festival.
A edição deste ano do Festival Sete Sóis Sete Luas é promovida por uma rede cultural composta por 30 cidades de 10 países do mediterrâneo e do mundo lusófono onde decorre, nomeadamente Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.
Comente esta notícia
Destaques

Suspeito de atear fogos em Castro Verde detido pela PJ

Autárquicas 2025: CHEGA apresenta candidatos ao concelho de Odemira

Pedro do Carmo questiona Governo sobre a degradação do serviço de transporte ferroviário
