Catarina Eufémia é homenageada no próximo domingo
Este ano, assinalam-se 70 anos da morte de Catarina Eufémia. A trabalhadora rural foi assassinada em Baleizão no dia 19 de maio e, a garantir a habitual homenagem, para o próximo domingo estão marcadas iniciativas do PCP e do Bloco de Esquerda.
A homenagem do PCP, conta com as presenças do secretário-geral, Paulo Raimundo e do cabeça de lista da CDU ao Parlamento Europeu, João Oliveira, a concentração está marcada para as 11.00 horas, no Largo da Igreja. Seguem-se a deposição de flores no túmulo de Catarina, o desfile pelas ruas da aldeia até ao Largo Catarina Eufémia, um momento musical com o Grupo Coral de Baleizão e um comício. No Parque da Bela Vista, realiza-se um almoço-convívio, com animação cultural.
De tarde, a homenagem é do BE, às 17.00 horas, tem início um Roteiro Histórico, a começar no Largo Catarina Eufémia, e com passagem pelo local onde foi assassinada há 70 anos.
A Sociedade Recreativa de Baleizão vai receber um lanche-convívio às 18.00 horas e, uma hora depois, o dia termina no cemitério de Baleizão com uma homenagem a Catarina Eufémia e ao seu sobrinho Manuel da Saudade, dinamizador da UCP “Terra de Catarina”.
Este último momento, vai contar com a presença do líder parlamentar do BE, Fabian Figueiredo.
Há 70 anos, a meio de uma greve de trabalhadoras rurais, Catarina Eufémia foi assassinada, com três tiros à queima-roupa, pelo tenente João Tomaz Carrajola.