Comerciantes avançam com abaixo assinado contra localização do novo CAES de Beja
Um grupo de comerciantes de Beja decidiu avançar com um abaixo assinado a contestar a localização do novo Centro de Alojamento de Emergência Social (CAES). De acordo com o Diário do Alentejo o novo equipamento vai ocupar o “edifício que alberga o espaço comercial Casa Ribeiro”.

Foto: O ATUAL
O grupo de comerciantes que já está no terreno a recolher assinaturas, manifesta a sua “oposição/discórdia à instalação de um novo centro de alojamento de emergência social na proximidade do centro da cidade, do comércio e dos serviços locais.”
A importância da iniciativa de apoio social para pessoas em situação de vulnerabilidade social é reconhecida pelos subscritores do documento mas apontam três motivos para considerarem que a localização prevista não é adequada.
Impacto no comércio, no turismo e nos serviços é o primeiro motivo apontado, afirmam que “a proximidade do centro da cidade pode afetar o ambiente comercial, desincentivando clientes, turismo e prejudicando negócios locais”. O outro motivo prende-se com a “segurança e bem-estar da comunidade”, porque dizem “a instalação deste centro pode trazer desafios relacionados à segurança pública, afetando moradores, comerciantes e frequentadores da área. O terceiro e último motivo apontado diz respeito a “alternativas mais adequadas” uma vez que é defendido que “este tipo de estrutura seja instalado em locais com melhor infraestrutura para apoio social, longe das áreas de maior fluxo comercial e turístico, garantindo assistência digna sem comprometer o desenvolvimento da cidade”.
O abaixo assinado vai depois seguir para as entidades responsáveis.