Criada a 21 de outubro de 1964, pela Portaria N.º 20856, a Base Aérea Nº11 ocupa uma área de cerca de 800 hectares e foi construída com a finalidade de corresponder aos acordos bilaterais entre Portugal e a República Federal da Alemanha, no sentido de proporcionar facilidades de treino operacional à Força Aérea Alemã.

5 anos depois da sua criação, a unidade começou a ser utilizada pela Força Aérea Alemã e no mesmo ano, os aviões F-104 iniciaram a atividade operacional na Base, constituindo um grupo de duas esquadras, que acabaram por ser retiradas para a Alemanha em 1973, devido a alterações no seu dispositivo militar.

A partir daí, aBA11 funcionou como aeródromo de apoio a aviões militares, quer da Força Aérea Portuguesa como da Força Aérea Alemã e, ainda, a aviões comerciais da Lufthansa e TAP, para voos de treino.

No ano de 1993, a não renovação do Acordo Luso-Alemão sobre a utilização da base, determinou o fim da atividade da Força Aérea Alemã. 

Em maio de 2007, aBase Aérea Nº 11 recebeu a Medalha de Honra do Município, atribuída pela Câmara Municipal de Beja. Hoje em dia tem como missão “a prontidão das Unidades Aéreas e o apoio logístico-administrativo de unidades e órgãos nelas sediados mas dependentes de outros comandos, bem como a segurança interna e a defesa imediata”, como explica a Força Aérea Portuguesa. 

Esta quinta-feira, a BA11 celebra 60 anos de história e a data vai ser comemorada num espetáculo, com a Banda da Força Aérea, e os convidados especiais, Buba Espinho e os Cantadores do Desassossego. 

O concerto comemorativo tem início às 21h00, no Pax Julia Teatro Municipal. 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.