Concurso para construção do Bloco de Rega de Moura avança em outubro
O concurso para a construção do Bloco de Rega de Moura vai ser lançado em outubro, o anúncio foi feito, hoje, pelo ministro da Agricultura, na conferência que está a decorrer no Cineteatro Caridade, na cidade salúquia e que assinala os 70 anos da Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos. A obra que estará pronta para a campanha de 2026, tem financiamento garantido através do FEDER.
Foto: Nelson Patriarca
Quanto ao Bloco Póvoa Amareleja, José Manuel Fernandes afirma que nas próximas semanas deverá ser lançado o concurso para a elaboração do projeto, que deverá demorar cerca de um ano a ficar concluído e só depois é que a obra pode avançar.
A evolução do mercado do azeite em Portugal, a dinâmica do
preço, a importância da certificação e o papel do azeite na saúde, nutrição e
gastronomia são alguns dos temas a abordar nesta conferência que conta com a
participação de sócios e parceiros da Cooperativa. Na sessão de encerramento marca presença, o presidente da CAP, Álvaro Mendonça.
Fundada em 1954 por um grupo de agricultores que pretendiam transformar o azeite das suas produções de azeitona, a Cooperativa Agrícola de Moura e Barrancos é, hoje, a maior do país em produção de azeite. Tem 1300 sócios olivicultores, 50 trabalhadores e produz em média, 6 mil toneladas de azeite por ano.