Concurso URBACT de Boas Práticas recebe candidaturas até ao final do mês
O Concurso URBACT de Boas Práticas, lançado a 15 de abril, encontra-se com candidaturas a decorrer até ao dia 30 de junho. Cidades, vilas e entidades supramunicipais podem candidatar-se para obterem o selo “Boa Prática URBACT”, ganharem visibilidade internacional e transferirem experiência para outras cidades europeias.
O URBACT- Programa de Cooperação Territorial Europeia, promove o desenvolvimento urbano e sustentável nas cidades da Europa. É um projeto cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e apoia as cidades no desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.
Portugal encontra-se no topo, ao lado de outros seis Estados Membros, no cumprimento de parcerias URBACT.
O processo de candidatura das cidades e vilas do país ao Concurso URBACT de Boas Práticas é feito através do preenchimento de um formulário online, até ao dia 30 de junho.
Segundo descreve a CCDR Alentejo, este concurso “pode ser uma oportunidade única, para os municípios pequenos e com poucos recursos, conseguirem, sem grande esforço inicial, alavancar ações significativas a nível local, bem como estabelecer redes e vir a destacar-se a nível europeu”.