Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva debate a sustentabilidade, os desafios do setor e a nova PAC
O Centro de Congressos de Cáceres recebe, na quinta e sexta-feira, o III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva.
Sustentabilidade Garantida é o tema
principal do Congresso que pretende “ser um instrumento de reflexão e de debate
sobre o potencial da pecuária extensiva, tendo em conta o seu papel na
salvaguarda da biodiversidade e da economia circular.”
Os painéis temáticos vão incidir sobre produção em extensivo, sanidade animal e vegetal, ecossistema gerador de valor, promoção e comercialização de produtos do montado, sustentabilidade e Política Agrícola Comum.
O Congresso vai contar com 58 intervenientes nos painéis, mais 12 investigadores com apresentação de comunicações orais, vídeos e posters e ainda cerca de 500 assistentes portugueses e espanhóis. A delegação portuguesa é constituída por cerca de centena e meia de participantes no Congresso.
A sessão de inauguração está marcada para quinta-feira, às 13.00 horas, e conta com a presença do Secretário-Geral de Agricultura e Alimentação do Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação de Espanha, Fernando Sotillos, do Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento e Políticas do Ministério da Agricultura e Alimentação de Portugal, Eduardo Diniz, da representante do Município de Cáceres, María Pérez, do Reitor da Universidade da Extremadura, Antonio Garcia, do Presidente das Cooperativas Agroalimentares de Espanha, Angel Lara e do Presidente da ACOS -Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido.
A organização do III Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva-Sustentabilidade Garantida pertence à parceria constituída pela ACOS, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG).