Congresso Nacional dos Recursos Silvestres
“Do laboratório ao mercado” é o mote para o Congresso Nacional dos Recursos Silvestres agendado para esta 3ª feira. Os trabalhos têm início marcado para as 14.00 horas.
Este evento, que decorre em formato online, pretende reunir em painéis temáticos, diferentes casos de sucesso nas diversas fileiras dos recursos silvestres, como são os casos do cogumelo, medronho e figo da índia.
O objetivo é divulgar e discutir os desafios e oportunidades em áreas como a investigação, inovação, novas tecnologias e a sua aplicação ao mercado empresarial. Será dado especial destaque aos processos de produção e transformação desses recursos silvestres com vista à sua valorização económica e sustentabilidade.
O evento integra uma mesa redonda sob o tema “A inovação como grande motor da valorização do setor agroalimentar” com representantes de diferentes entidades, como o ministério da Agricultura, Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Centro de Apoio Tecnológico Agro-Alimentar (CATAA), Portugal Foods e a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP).
Como conclusões deste encontro espera-se um novo rumo para os centros de competências, recentemente criados pelo Ministério da Agricultura e que têm um papel ativo e determinante da valorização dos recursos naturais e específicos de cada sector.
No caso do Centro de Competências dos Recursos Silvestres, espera um maior apoio para a valorização dos recursos silvestres existentes no país no sentido da articulação integrada entre produção, agroindústria e a investigação aplicada com o objetivo último de promover a competitividade do sector face ao atual contexto de recuperação socioeconómica do país.
Este evento é promovido pela ADPM Mértola, com organização do TAGUSVALLEY – Parque de Ciência e Tecnologia, e insere-se na dinamização do Centro de Competências dos Recursos Silvestres (CCRES), contando com o cofinanciamento do PDR2020, Portugal 2020, através do FEADER.