Criação da Associação Évora 2027 publicada em Diário da República
O Estado, a Câmara de Évora e mais seis entidades são os fundadores da associação que vai gerir a Capital Europeia da Cultura Évora2027, cujo decreto-lei de criação foi hoje publicado em Diário da República (DR).
Além do município e do Estado, através “do membro do Governo responsável pela área da cultura ou de quem este designar”, azos restantes fundados da Associação Évora 2027 são a Entidade Regional de Turismo e a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Universidade de Évora e Fundação Eugénio de Almeida.
A associação, cuja criação foi aprovada em Conselho de Ministros no final de novembro, “tem como missão o planeamento, promoção, desenvolvimento e execução da iniciativa Évora Capital Europeia da Cultura 2027”.
Aquando da respetiva criação, o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, estimou que a associação comece a funcionar “em finais de fevereiro” ou, “o mais tardar, em março” do próximo ano.