DGArtes: Apoiados 34 projetos no concurso de Arte e Coesão Territorial
A Direção-Geral das Artes (DGArtes) vai apoiar 34 projetos artísticos em territórios de baixa densidade cultural, de 30 municípios portugueses, no âmbito dos resultados provisórios do concurso de Arte e Coesão Territorial. Oito são do Alentejo.
De acordo com a DGArtes, em comunicado, os 34 projetos são de 30 municípios, de um total de 76 abrangidos pelo concurso, dos quais 13 pertencem à região Norte, sete ao Centro, oito ao Alentejo e seis às regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
As candidaturas ao concurso de Arte e Coesão Territorial, do Programa de Apoio em Parceria da DGArtes estiveram abertas entre 07 de julho e 16 de agosto.
Este concurso, cuja dotação global é de um milhão de euros, resulta de um acordo com ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC).
A parceria com o OPAC, no âmbito da qual foi elaborado o “Estudo sobre o Setor Artístico e Cultural em Portugal”, contratualizado no final de 2020, procura “materializar uma maior atenção para com o território [...], como motor de correção de assimetrias e desequilíbrios na oferta cultural e artística no país”.
O programa vai apoiar projetos culturais com a duração máxima de dois anos e que se desenvolvam com a participação das comunidades, estruturas, artistas e agentes socioculturais locais.
Em março, numa deslocação a Leiria, o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, colocou este programa num “novo contexto” em curso de “correção das assimetrias regionais, da coesão territorial através da cultura”.