Sob o mote "Pare o AVC. Junte-se a nós", a Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), com o apoio de várias Unidades Locais de Saúde, outras instituições de Saúde e Câmara Municipais, promove iniciativas destinadas a ampliar o impacto da mensagem junto da população.

De acordo com Cristina Duque, Embaixadora Nacional da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) para o Dia Nacional do Doente com AVC, a repetição da mensagem é essencial para garantir que um maior número de pessoas esteja informado e preparado para agir em caso de emergência. Para a neurologista “nunca é demais repetirmos a mensagem 'Pare o AVC. Junte-se a nós'. Quantas mais vezes a ouvirem, maior será o nosso alcance na sensibilização da população”.

Embora o AVC seja mais comum em adultos e idosos, a SPAVC tem vindo a dar especial atenção à educação das crianças e jovens, promovendo a sua sensibilização como agentes de mudança nas famílias e comunidades. Exemplo disso é a iniciativa Fast Heroes, um programa internacional, com a chancela da SPAVC, que visa ensinar crianças e jovens a reconhecer os sinais de AVC e a agir rapidamente em situações de emergência. Através de recursos educativos, os mais novos aprendem a identificar os sintomas e a importância de chamar o 112 imediatamente, tornando-se verdadeiros heróis na prevenção do AVC. 

Ainda segundo Cristina Duque, a mensagem que todos devem reter, não apenas neste dia, mas sempre, é a importância de reconhecer rapidamente os sinais de alerta do AVC: os 3 F's - Fala, Face e Força.
"Perante a presença de um destes sinais, devemos ligar imediatamente para o 112. Tempo é cérebro e cada minuto faz a diferença para reduzir as consequências do AVC e salvar vidas", alerta.

 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.