Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo promove Turismo Literário
A Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo promove, de 13 a 15 de dezembro, o LiterÁREA – Festival de Turismo Literário do Alentejo e Ribatejo, num encontro entre a Literatura e o Turismo, que irá percorrer diferentes localidades de ambas as regiões.
Azinhaga (Golegã), Beja, Cabrela (Montemor-o-Novo), Évora, Galveias (Ponte de Sor), Montemor-o-Novo, Monforte, Moura, Santiago do Cacém, Portalegre, Santarém, Sines, Sousel e Vila Viçosa são algumas das localidades que irão receber o LiterÁREA.
Esta é a primeira edição de um evento que “celebra a riqueza literária e convida a explorar histórias, património, tradições, natureza e a gastronomia do Alentejo e Lezíria do Tejo”.
Conversas com autores, workshops, masterclasses, apresentações de livros, exposições, sessões de contos, cinema, oficinas de literatura e imaginação, visitas comentadas e roteiros literários são algumas das várias ações, gratuitas, que irão integrar o LiterÁREA.
José Santos, Presidente da Entidade Regional do Turismo do Alentejo e Ribatejo, refere que “com esta iniciativa, pretendemos promover e valorizar o território através da Literatura, numa união entre obras e autores, habitantes e visitantes. O turismo literário tem um enorme potencial para atrair visitantes e contribuir para o desenvolvimento das economias locais”
“Este festival é o primeiro passo para convidar os turistas a visitarem-nos através da Literatura e no qual serão apresentados vários roteiros literários que ficam disponíveis durante todo o ano e que irão integrar a criação de uma rede agregadora de diferentes opções. O Alentejo será ainda a primeira região do país a dispor de uma rede de hotéis literários”, acrescenta ainda.
A sessão de abertura irá decorrer no dia 13 de dezembro, pelas 11h00, na Sala Multiusos Cine-Teatro Florbela Espanca, em Vila Viçosa, e vai contar com as presenças de José Santos, Sílvia Quinteiro, investigadora sobre Literatura e Turismo, e Dulcineia Catarina Moura.
Neste primeiro encontro irá ser lançada a questão primordial do Festival: “Como pode a Literatura definir a identidade diferenciadora de um território de forma a atrair quem procura experiências autênticas, conhecer a cultura local, as tradições, a gastronomia, as histórias e a História de um território?”