O Alentejo foi a região do país que, em 2023, mais cresceu na procura interna, no caso em 7.8%, enquanto a média nacional se cifrou pelos 2.1%

A ERT aponta como grande marca da gestão do ano passado, “a abertura de um novo ciclo de planeamento, do qual se salienta a estratégia PROVERE para a valorização, promoção e internacionalização do Enoturismo e a preparação de uma grande campanha de promoção no mercado transfronteiriço com Espanha.”


No plano das atividades, destaca “as campanhas promocionais realizadas no mercado interno, a dinamização de diversas ações especiais, como o apoio à Capital do Vinho no Ribatejo e a outros eventos de referência nos dois destinos.”

Relativamente à qualificação dos recursos, deu continuidade “ao trabalho de consolidação dos Caminhos de Santiago, com a estruturação do Caminho da Raia e a abertura da Via Atlântico” assim como “a linha de ação respeitante à valorização do Cycling, com o desenvolvimento de um novo portal temático e a realização de diversas ações de ativação.” Também o “turismo de caminhadas e industrial se registou grande dinâmica, com várias atividades realizadas.”

“Também no plano da gestão criámos valor para a organização”, afirmou José Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, ao referir-se ao resultado líquido do exercício, positivo em mais de quinhentos mil euros, e ainda à diminuição do passivo da instituição.

O responsável da região de turismo destacou ainda a taxa de execução da gerência, a qual foi de 81%, tendo disparado nos últimos cinco meses do ano.

“Não obstante as dificuldades que nos têm sido colocadas, como as cativações decretadas este ano às verbas de investimento do nosso orçamento, situação que não posso aceitar, continuamos firmes e empenhados no cumprimento da nossa missão e programa de ação”, finalizou o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo.

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