És(cola)Ciência desenvolve ação piloto na Escola Mário Beirão
O Projeto És(cola)Ciência tem a decorrer, na Escola Mário Beirão, em Beja, uma ação piloto junto dos alunos do 2º ciclo.
O projeto que começou no ano letivo 2020-2021 pretende criar uma estratégia
educativa complementar, baseada no pensamento científico, para a promoção do
sucesso escolar no 2º ciclo do ensino básico.
A estratégia materializa-se por uma ação
piloto que pretende validar cientificamente a introdução de ações e métodos da
educação não formal das ciências, ou seja, uma educação não apenas centrada nos
saberes de conteúdo, mas que explora os conceitos “mãos na massa” e “aprender
fazendo” através da realização de atividades lúdico-científicas enquadradas nos
conteúdos programáticos da disciplina das Ciências Naturais
Aquilo que se espera é que haja um aumento nos resultados escolares na disciplina das Ciências Naturais, motivação dos alunos e interesse nas matérias escolares, desenvolvimento de competências específicas para a literacia científica nomeadamente a nível do conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes inerentes ao trabalho científico e ainda competências sócio emocionais, como a resiliência, o pensamento crítico, o trabalho em equipa ou a empatia, entre outros.
O És(cola)Ciência é um projeto financiado pelo Programa "Parcerias para o Impacto" do Portugal Inovação Social, no domínio do Empreendedorismo Social, e pela EMAS de Beja, como Investidor Social, tem ainda o apoio da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.
Os alunos do 6º ano da Escola Mário Beirão realizam semanalmente atividades que são divulgadas nas redes sociais da CEBAL Ciência à la Carte - CEBAL | Facebook