O projeto que começou no ano letivo 2020-2021 pretende criar uma estratégia educativa complementar, baseada no pensamento científico, para a promoção do sucesso escolar no 2º ciclo do ensino básico.

A estratégia materializa-se por uma ação piloto que pretende validar cientificamente a introdução de ações e métodos da educação não formal das ciências, ou seja, uma educação não apenas centrada nos saberes de conteúdo, mas que explora os conceitos “mãos na massa” e “aprender fazendo” através da realização de atividades lúdico-científicas enquadradas nos conteúdos programáticos da disciplina das Ciências Naturais

Aquilo que se espera é que haja um aumento nos resultados escolares na disciplina das Ciências Naturais, motivação dos alunos e interesse nas matérias escolares, desenvolvimento de competências específicas para a literacia científica nomeadamente a nível do conhecimento, raciocínio, comunicação e atitudes inerentes ao trabalho científico e ainda competências sócio emocionais, como a resiliência, o pensamento crítico, o trabalho em equipa ou a empatia, entre outros.

O És(cola)Ciência é um projeto financiado pelo Programa "Parcerias para o Impacto" do Portugal Inovação Social, no domínio do Empreendedorismo Social, e pela EMAS de Beja, como Investidor Social, tem ainda o apoio da Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.

Os alunos do 6º ano da Escola Mário Beirão realizam semanalmente atividades que são divulgadas nas redes sociais da CEBAL Ciência à la Carte - CEBAL | Facebook

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.