O Espetáculo DES, uma criação da Associação Sete Anos, concebida para as celebrações dos 50 anos do 25 de abril e que retrata um cenário de revolução em três territórios: Serpa, Seixal e Matosinhos.

No início de maio, a associação Sete Anos e a socióloga Luísa Veloso estiveram em Serpa a recolher testemunhos e impressões junto de alunos da Escola Secundária e da Academia Sénior do concelho, acerca das temáticas abordadas no espetáculo DES.  

“Trata-se de uma criação pensada em torno de dois eixos: os territórios de Seixal, Serpa e Matosinhos, e das suas especificidades no contexto da revolução – as casas da clandestinidade no Seixal, a reforma agrária em Serpa e a luta das trabalhadoras da indústria conserveira em Matosinhos; e nos três D´s que constituíram o programa das Forças Armadas – Descolonizar, Desenvolver e Democratizar”, explica o município de Serpa. 

A peça resulta assim de um trabalho que congrega pessoas de diferentes gerações e territórios, sendo o elenco constituído por profissionais das artes performativas, membros do Grupo de Práticas de Improvisação (GPI), jovens e pessoas maiores.

Concebida para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e apoiada pelo programa “Arte pela Democracia”, é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, em parceria com a Direção-Geral das Artes, com o apoio dos Municípios do Seixal, Serpa e Matosinhos.

O Espetáculo DES tem início às 21h30, no Cineteatro Municipal de Serpa.

Galeria de fotos

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.