A nova geração da rede Europe Direct é uma das principais ferramentas da Comissão Europeia de contacto com o público a nível local e regional. A rede Europe Direct é constituída por mais de 420 centros a nível europeu, contando com 15 centros em Portugal, sob a tutela da Representação da Comissão Europeia em Portugal, distribuídos entre o território continental e as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

No Baixo Alentejo a Associação de Defesa do Património de Mértola é a entidade de acolhimento do Europe Direct. 

Os Europe Direct são organismos oficiais de informação europeia, intermediários entre os cidadãos europeus e a União Europeia e tem como objetivo facultar informação, prestar esclarecimentos e promover o debate através da realização de eventos e iniciativas para todos os públicos de acordo com as prioridades da comunicação definidas na Comissão Europeia.

No evento inaugural do Europe Direct Baixo Alentejo, que decorrerá de forma presencial, os participantes serão recebidos e convidados a visitar a sede do Europe Direct Baixo Alentejo, localizada nas instalações da Associação de Defesa do Património de Mértola, a curta distância do local do evento.

Esta sessão integra uma iniciativa nacional dos 15 centros da rede Europe Direct em Portugal, que irão, no mesmo dia e de forma coordenada, promover eventos de contacto com os cidadãos das suas respetivas áreas de intervenção.

Além de declarações pelos responsáveis do centro e respetiva entidade de acolhimento, bem como uma apresentação sobre o EUROPE DIRECT e outras redes europeias no território, a manhã encerrará com um painel de debate dedicado ao tema “Estratégia do Prado ao Prato no Baixo Alentejo: a prioridade do Pacto Ecológico Europeu e a nova Política Agrícola Comum”. Pretende-se, desta forma, promover um diálogo sobre os desafios e oportunidades associados à materialização desta estratégia europeia na região, refletindo também sobre a importância regional do Pacto Ecológico Europeu e da nova Política Agrícola Comum.

O painel, moderado pelo jornalista Justino Engana, conta com a participação de Claudino Matos, Diretor-Geral da Associação de Agricultores do Sul – ACOS, e Ana Sanches, Assistente de Investigação no MED – Instituto Mediterrâneo para Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento da Universidade de Évora.

Com esta iniciativa o Europe Direct Baixo Alentejo pretende promover um diálogo proativo sobre o projeto europeu a nível local e esclarecer o público da região sobre a União Europeia e as suas políticas

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.