Évora: Fórum Nacional de Saúde Mental debate “Empregabilidade”
A Fundação Eugénio de Almeida, na cidade de Évora, recebe, na quinta e sexta-feira, o 4º Fórum Nacional de Saúde Mental que apresenta como tema "Empregabilidade".
Aquilo que se pretende é que este Fórum seja, mais uma
vez, um espaço de debate e partilha de informação. Nesse sentido, é dirigido a
todos os interessados no tema, com especial destaque para os profissionais,
dirigentes e estudantes.
O Fórum Nacional de Saúde Mental é uma iniciativa da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental sob a tutela do Ministério da Saúde, que atua no âmbito da divulgação de informação e a disseminação de boas práticas institucionais sobre os cuidados assistenciais prestados no âmbito da reabilitação psicossocial. Desde o seu início, em 2020, que se procura o envolvimento de ambas as áreas governativas, nomeadamente os Ministérios da Saúde e do Trabalho da Solidariedade e Segurança Social, bem como de entidades do setor público, social e privado com trabalho desenvolvido nesta área.
“Empregabilidade” é o tema escolhido para esta edição do Fórum Nacional de Saúde Mental. O trabalho é determinante para a saúde de todos pois garante a subsistência das pessoas, dando um sentido de identidade, de pertença e de propósito. Viver com um problema de saúde mental significa que há uma maior probabilidade de se ter dificuldades no sucesso profissional ou de se encontrar desempregado. A inclusão social destas pessoas depende de oportunidades de emprego em condições que contemplem as suas especificidades.
Divulgar o trabalho desenvolvido pelas instituições sociais e de saúde no âmbito da empregabilidade das pessoas com problemas de saúde mental, disseminar boas práticas e case studies de empregabilidade é estreitar a articulação interinstitucional e interministerial no domínio da inserção profissional são os três objetivos centrais do 4º Fórum Nacional de Saúde Mental.
Mais informações disponíveis em IVFórum Nacional de Saúde Mental 2023 CNPSM - Min Saúde(saudemental-cooperacaoentrerespostas.org)