Évora: Universidade integra projeto para melhoria do montado
A Universidade de Évora (UÉ) integra um novo projeto, com entidades espanholas e italianas e financiamento europeu, que pretende explorar o potencial da gestão dos matos como forma de regenerar e melhorar o montado.
Segundo a UÉ, a academia faz parte do Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneração e melhoria dos montados através da gestão adequada das áreas de mato/arbustos” através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.
O trabalho dos investigadores do MED começou com a recolha de amostras de solo nas duas propriedades alvo de intervenção, ambas localizadas no Sítio de Importância Comunitária de Monfurado, da Rede Natura 2000, em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora.
“A maioria dos solos no Alentejo é ácida e apresenta uma alta toxicidade por manganês, resultando num solo pouco propício para o crescimento de diversas plantas. Assim, uma das soluções em análise é a aplicação de calcário dolomítico”, adiantou.
De acordo com a UÉ, após comprovada a elevada acidez dos solos recolhidos, foi aplicado calcário dolomítico no solo destas duas herdades e espera-se que, na próxima primavera, “já se consigam observar os primeiros resultados desta ação”.