Ex-ministro da Educação vai ser diretor da Universidade Popular de Ferreira do Alentejo
Ferreira do Alentejo vai ter, brevemente, uma Universidade Popular. O ex-ministro da Educação, David Justino, será o diretor da instituição.
O anúncio foi feito por Luís Pita Ameixa, presidente da Câmara Municipal de Ferreira do Alentejo.
De acordo com o autarca, a inauguração e início do funcionamento da Universidade Popular estão previstos para o início do próximo mês de outubro.
A Universidade Popular localiza-se numa parte do Centro Cultural Manuel da Fonseca e representa um investimento da autarquia na ordem dos 200 mil euros.
Pita Ameixa fala numa “iniciativa inovadora e ambiciosa”, de ordem cultural que visa proporcionar à população e a outros interessados de fora do concelho, a possibilidade de melhorarem os seus conhecimentos culturais em diversas áreas e, também, os seus conhecimentos de carácter científico, extraescolares e até escolares”.
A Universidade Popular vai disponibilizar “cursos avançados” e pós-graduações em diversas áreas. Alguns deles poderão dar aos alunos diplomas pela sua formação que serão obtidos através de protocolos de cooperação entre a autarquia e outras instituições, como universidades e institutos politécnicos.
O presidente do município afirma que “é uma iniciativa ambiciosa e que certamente vai proporcionar aos alunos novas possibilidades de enriquecimento cultural e educativo”.
A direção fica a cargo de David Justino, reitor, professor catedrático e ex-ministro da educação que será acompanhado por um conselho universitário.
Em breve serão divulgados os cursos que vão ser ministrados.