Feira Anual de Cuba espera cerca de 80 mil visitantes
A vila de Cuba recebe, a partir de hoje e até domingo, a sua Feira Anual. Maninho, Festa M80, Álvaro de Luna e Mariza são os cabeças de cartaz, a organização, Câmara Municipal de Cuba, espera a visita de cerca de 80 mil pessoas.
Promover as atividades económicas locais, potenciada pela realização de exposições temáticas e espetáculos é o principal objetivo deste evento.
Esta edição de 2024 da Feira Anual de Cuba apresenta como novidade a primeira Festa do Nosso Vinho – o “vinho da Cuba” – que reúne um conjunto de produtores, para mostrar e dar a provar um produto tão característico e típico daquele território. Organizada em parceira com a Associação Terras Dentro esta é uma iniciativa que se vem juntar à Festa do Nosso Pão, que assinala a sua 23ª edição, e que pretende promover outro dos produtos importantes da região: o pão alentejano e as suas origens.
Um dos momentos altos do programa é também, no sábado, o Grande Almoço dos Cubenses, pensado especialmente para fomentar ainda mais o convívio, o estreitamento de amizades e a manutenção das fortes ligações dos não residentes à sua terra natal.
Esta
89ª edição, conta com a presença de vários expositores representativos do
tecido empresarial da região, bem como de instituições locais e regionais, a
par de um variado leque de espetáculos e muita animação.
A cerimónia de inauguração está marcada para esta tarde, às 19.00 horas e conta com a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Cubense 1º de Dezembro,
às 21.30 horas, atuam, no Palco 2, os Peekaboo, e às 23.00 horas, Maninho sobe
ao palco principal da Feira.
Na sexta-feira, ao início da noite, o primeiro
destaque vai para o Cante Alentejano, com o Encontro de Grupos Corais, às 21.00
horas, com a participação dos Grupos Corais Ceifeiros de Cuba, Raízes do Cante,
Bafos de Baco e Flores do Alentejo. Um encontro seguido pela atuação, às 22.00
horas, dos Índios da Meia Praia, segue-se, às 23.00 horas, a Festa M80.
No sábado a primeira proposta vai para a música tradicional dos Improvisos do
Sul, às 22.00 horas e uma hora depois, às 23.00 horas, atua Álvaro de Luna.
No domingo, dia 1 de setembro, as atuações da noite começam pelas 21.30 horas,
com a atuação dos AllCante, segue-se, às 23.00 horas, um dos nomes mais
sonantes da música portuguesa: Mariza. Mais tarde, pelas 00.30 horas, atuam os
Moços da Cuba.
No último dia da Feira de Cuba, segunda-feira, a proposta vai para o espetáculo
dos 300 and Friends, a partir das 22.00 horas.
Nas noites de quinta, sexta e sábado, depois dos espetáculos principais, acontecem as Dj Sessions, este ano com os Djs Seven, Gutu e Crisbex, acompanhados por Zick Live Percussion, na quinta-feira, Dj Roderick Bada, na sexta-feira e e Cromos da Noite e Dj Pedro D’Orey, no sábado.
À semelhança de anos anteriores, a Feira de Cuba inclui na sua programação as habituais Touradas à Vara Larga e a sempre aguardada Largada de Touros do domingo de manhã, no Largo da Bica, bem como a Corrida de Touros à Portuguesa, no sábado pelas 17.30 horas. Frente a um curro de toiros de Branco Núncio e Lima Cabral, na arena vão estar os cavaleiros Francisco Palha, João Salgueiro e Miguel Moura. Completam o cartel os grupos de Forcados de Moura, Cascais e Beja.