FACAL é a partir de hoje a montra do concelho de Almodôvar
Concertos, conferências, artesanato e gastronomia marcam o programa da 26.ª edição da Feira das Artes e Cultura de Almodôvar, que se realiza entre hoje e domingo para ser a montra do melhor que se faz no concelho.
A Feira das Artes e Cultura de Almodôvar (FACAL) é organizada pela câmara municipal e tem este ano como tema “Água, Fonte de Vida”, estando confirmada a presença “de cerca de uma centena de expositores”, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, António Bota.
“As expectativas são muito boas e temos um programa muito aliciante, por isso esperamos ter uma FACAL cheia como sempre”, disse.
O presidente da autarquia alentejana frisou ainda que a feira “é um evento social de extrema importância socioeconómica para o concelho e que tem muito retorno”.
Em 2023, a FACAL tem entradas gratuitas e volta a realizar-se no espaço em frente à Biblioteca Municipal e ruas adjacentes.
A música é um dos grandes destaques do certame, com destaque para os concertos de Fernando Daniel (hoje às 23:30), Carlão (sábado às 23:30) e Marco Rodrigues (domingo às 22:00).
Pelo palco principal da FACAL vão, ainda, passar António Caixeiro (21:30) e DJ Massive Child (01:30) na noite desta sexta-feira para sábado, Cláudia Martins & Minhotos Marotos (21:30) e DJ Christian F (01:30) na noite de sábado para domingo, e Luís Simenta (20:30) no domingo.
A inauguração oficial da FACAL está agendada para as 18:00 horas de hoje.
Antes, pelas 15:30 horas, realiza-se, no cineteatro municipal, a conferência “Gestão da Água em Tempos de Escassez”, com a presença, entre outros, do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.
O programa da feira inclui, ainda, cante alentejano, arruadas, ‘showcooking’, um ateliê de cerâmica, animação infantil, e demonstrações de danças de salão, ballet, dança rítmica e danças tradicionais do mundo.