Feira do Queijo do Alentejo em formato digital
O Queijo Serpa, produzido a partir de leite de ovelha de pastagem, a que se junta o saber secular de queijeiros, é seguramente um dos produtos mais emblemáticos do concelho de Serpa.
Não sendo um produto exclusivo do concelho que lhe dá o nome, o Município de Serpa tem nos últimos anos apostado na valorização e promoção deste património gastronómico da região.
Das ações de maior visibilidade está a realização desde 2001 da Feira do Queijo, certame que leva habitualmente milhares de visitantes ao concelho de Serpa.
A pandemia que vivemos levou a que este ano a autarquia tivesse de alterar o habitual figurino do certame, Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, em entrevista (que pode amanhã ver na integra aqui no “O Atual”) assegura que, apesar da pandemia, sempre esteve nos planos da autarquia a realização do certame, pela importância do mesmo e em linha com o que tem acontecido com outras iniciativas do concelho, o que ficou sempre em aberto, segundo o autarca, foi o modelo da mesmo face às condições sanitárias.
Em função das atuais condições, a edição que assinala os 20 anos da feira vai ser realizada em ambiente digital, e aproveitada para fazer o balanço e a reflexão sobre as edições anteriores e preparar a edição, que se espera presencial, em 2022.
Para o último dia da Feira do Queijo, está prevista a apresentação de uma loja digital para produtos do concelho de Serpa.
A Feira do Queijo vai decorrer de 26 a 28 de Fevereiro, nas plataformas digitais do município.