Feira do Queijo em formato digital prossegue este sábado
No ano em que se assinalam vinte anos da realização da Feira do Queijo, em Serpa, a autarquia não deixou, apesar da pandemia, de realizar o evento. Para contornar as limitações impostas o mesmo decorre em formato digital.
Este sábado, pela manhã, decorre, via plataforma zoom, o webinar “Investigação para o Desenvolvimento e Inovação no Setor dos Lacticínios”, promovido pelo Instituto Politécnico de Beja. De tarde o CEBAL promove um roadshow tecnológico de valorização Integrada do Cardo, “DOP Serpa em Análise”, igualmente via zoom, e segue-se uma mostra de imagens de arquivo de cães de pastoreio e de animação.
O último dia da feira, 28 de fevereiro, domingo, conta com uma retrospetiva de imagens de edições passadas do passeio BTT Rota do Queijo “8 anos a pedalar”, a que se seguirá a visualização do vídeo “A Fileira da Lã”, do Centro de Competências da Lã (CCLã). De tarde, a programação da iniciativa conta com a revista em imagens do concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, com as intervenções de Maria da Luz, Nuno Alvarenga e Maria João Carvalho, seguido um conjunto de depoimentos de empresários da fileira do queijo sobre a situação atual.
Durante a Feira será apresentada a “SerpaMarca.pt”, uma plataforma de comércio digital que o Município disponibilizará aos empresários do concelho durante o mês de março, com o intuito de promover os seus produtos e lojas, escoar produtos e aumentar a procura, contribuindo para dinamizar os negócios. Esta plataforma pretende ser uma ferramenta para os produtores e empresas se situarem no mercado, adaptando-se a uma nova realidade que a pandemia veio sublinhar, com os produtos a irem até ao consumidor.
A encerrar a edição deste ano haverá a passagem de imagens ilustrativas da Feira do Queijo do Alentejo, revisitando alguns dos momentos, produtores e iniciativas que ao longo dos últimos anos fizeram da Feira do Queijo do Alentejo uma das maiores iniciativas de dinamização económica a nível regional, e uma referência a nível nacional.
Sábado, dia 27 de fevereiro
10.00 h Feira do Queijo do Alentejo pelos olhos dos empresários do setor do queijo
> Queijaria Guilherme
10.30 h Feira do Queijo do Alentejo pelos olhos dos empresários do setor do queijo
> Queijaria Eira da Vila
11.00 h Webinar “Investigação para o Desenvolvimento e Inovação no Setor dos Lacticínios”
> Apresentação dos oradores e palestras – Antónia Macedo (IPBeja/ESA)
> Apresentação de Resultados do Projeto LACTIES – Carlos Dias Pereira (IPCoimbra/ESA)
> Descrição das queijarias na região do Queijo Serpa – João Dias (IPBeja/ESA)
> O Painel do Queijo Serpa DOP – Maria João Carvalho (IPBeja/ESA)
> SerpaFlora, Queijo e Saúde – Maria Teresa Santos (IPBeja/ESA); Nuno Alvarenga (INIAV); José Soares (ESB/UCP)
> Encerramento – Antónia Macedo (IPBeja/ESA)
14.30 h CEBAL – Roadshow Tecnológico Valorização Integrada do Cardo - Dop Serpa em análise
> Boas vindas Roadshow tecnológico – Fátima Duarte (CEBAL MED)
> Cynaratec trânsferência tecnológica na valorização do cardo – Margarida Pereira (CEBAL)
> A importância do cardo na textura do queijo – Nuno Alvarenga (INIAV, I.P.)
> Mesa redonda “Setor dos laticínios: elementos diferenciadores” – Tomé Pires, Presidente da Câmara Municipal de Serpa; Amélia Carapinha, designer; dinamização Rádio Voz da Planície
> Considerações finais – Cristina Conceição (Uévora, MED)
18.00 h Apresentação da Plataforma SerpaMarca.pt
Comércio Digital
19.00 h Feira do Queijo do Alentejo pelos olhos dos empresários do setor do queijo
> Queijaria d`Aldeia
20.00 h Animação – imagens de arquivo