FENAREG debate modernização e futuro do regadio em Portugal
Promover um debate à escala nacional sobre a modernização e o futuro do regadio em Portugal é o objetivo das jornadas FENAREG-Encontro Regadio 2024 que hoje e amanhã, decorrem, no Fundão. O ministro da agricultura marca presença na sessão de Abertura.
Numa altura em que está em curso a reprogramação do PRR no contexto do regadio público nacional e a elaboração de um novo plano de armazenamento e de distribuição eficiente da água para a agricultura, as jornadas da FENAREG incluem a realização de uma conferência com a presença de entidades gestoras dos aproveitamentos hidroagrícolas de todo o país, que representam mais de 95% do regadio coletivo público, autoridades do setor e agricultores.
Água que Une, Plano Rega e Investimento e Estratégia para o Regadio no Horizonte 2030 dão o mote para apresentações e debates ao longo da conferência que decorre neste primeiro dia de trabalhos, amanhã, realiza-se a Assembleia Geral da FENAREG e uma visita ao aproveitamento hidroagrícola da Cova da Beira e à Barragem da Meimoa.
A FENAREG agrega 96% das organizações do setor do regadio em Portugal, reunindo 30 Associações, que gerem 3.515 hm3 e 40 GWh/ano responsáveis por abastecer 135.000 hectares de regadio, num total de 27.000 agricultores regantes.