FENPROF avança com ações no novo ano letivo
A FENPROF vai avançar com ações, já a partir de 5ª feira, tendo em vista o ano letivo 2022/2023. A prioridade é “o envolvimento dos professores no debate, na construção de propostas, na ação e, sendo necessário, na luta por melhores condições de trabalho e de vida.”
No 1 de setembro, a FENPROF faz um ponto de situação relativo à colocação de
professores, nomeadamente ingresso nos quadros, mobilidade interna, contratação
inicial e também o resultado, final da mobilidade por doença. Entre 1 e 13 de
setembro, em todas as sedes de agrupamento, escolas não agrupadas e centros
escolares de maior dimensão será colocada “uma faixa ou pendão reclamando a
valorização da carreira docente e o reforço das verbas para a Educação,
iniciativa que visa alertar a opinião pública para a necessidade de, no próximo
Orçamento do Estado, a Educação passar a ser prioridade da governação.”
A partir de 13 de setembro, data em que as escolas começam a receber os alunos para o ano letivo 2022/2023, a FENPROF coloca a funcionar um “Contador de alunos sem professores”.
O Dia Mundial do Professor, que se celebra a 5 de outubro, será assinalado pela FENPROF ao longo de todo o mês. Em torno daquele dia, será convocada uma ação, provavelmente de rua, que culminará com a apresentação das propostas da FENPROF para o OE de 2023. Ainda no âmbito do dia 5 de outubro, os sindicatos da FENPROF afixarão faixas junto de diversos serviços (saúde, judiciais, cultura, comunicação social, entre muitos outros) chamando a atenção para o facto de os professores terem sido indispensáveis à formação dos seus profissionais. Ainda em outubro serão desenvolvidas outras iniciativas com as quais se pretende chamar a atenção para a importância do papel dos professores e a necessidade da sua valorização.