Ferreira do Alentejo vai ter primeira unidade de formação de bombeiros do distrito de Beja
Ferreira do Alentejo foi o município escolhido pela Escola Nacional de Bombeiros para acolher a primeira unidade local de formação (ULF) de bombeiros no distrito de Beja. A notícia é avançada na última edição do Diário do Alentejo (DA).

Ainda segundo o semanário bejense a maturação do projeto, ou seja, a possibilidade de financiamento imediato, foi o “critério de desempate”, recorde-se que Almodôvar, Moura e Ourique eram os outros concelhos em análise.
Lídio Lopes, presidente da Escola Nacional de Bombeiros (ENB), confirmou ao DA que os “critérios de análise” foram favoráveis a Ferreira do Alentejo e que “brevemente” o distrito deixará de ser o único sem esta resposta.
“A Câmara de Ferreira do Alentejo deu-nos nota de que está disponível e em condições de assinar o protocolo de instalação da ULF imediatamente, na presença desta disponibilidade e confrontando com a Câmara de Ourique que nos deu conhecimento que, de momento, a maturidade do projeto do espaço edificado é baixa, aquilo que nos parece razoável [e] consensualmente fácil de aceitar é que a solução é formalizar a ULF de bombeiros de Ferreira do Alentejo”, afirmou ao DA.
Ainda segundo Lídio Lopes, citado pelo DA, a autarquia de Ferreira do Alentejo cedeu o terreno para instalação desta unidade sem “quaisquer ónus ou encargos.” De acordo com Lídio Lopes, o espaço escolhido – antigo parque de feiras e exposições local – é “uma localização privilegiada” no que diz respeito aos acessos e às atividades próximas, ou seja, “mesmo ao lado” do Itinerário Principal número 8 (IP8), que liga Sines à fronteira de Espanha, e da autoestrada (A2), assim como do aeroporto de Beja, da Base Área n.º 11, de dois aeródromos civis e da albufeira de Odivelas.
O DA recorda ainda que estas unidades de formação são centros qualificados que disponibilizam aos bombeiros “equipamentos, meios e condições” para “poder executar o treino operacional”, nomeadamente, na área dos incêndios urbanos.
Na notícia do DA é ainda avançado que o concelho de Moura continua em análise para ser ULF para salvamento aquático tendo o presidente da Escola Nacional de Bombeiros, Lídio Lopes, confirmado que, concluído este processo de seleção, o concelho de Moura mantém-se em “observação e análise” para a possibilidade de ser uma unidade local de formação (ULF) de bombeiros de especialidade, nomeadamente, “naquilo que é a formação em salvamento aquático”.
Comente esta notícia
Destaques

Legislativas: Lista do Chega entregue no Tribunal de Beja

Urgência do Hospital de Beja durante 14 horas só recebe doentes referenciados

Despacho para o concurso do projeto de ampliação do Hospital de Beja está assinado
