Festas do Povo de Campo Maior já são Património da Humanidade
A UNESCO já deliberou pela inscrição das Festas do Povo como Património Cultural Imaterial.
A Festa Comunitária de Campo Maior é um evento popular durante o qual as ruas de Campo Maior são decoradas com milhões de flores de papel em diversas formas, cores e padrões.
A comunidade, que é organizada em comissões de rua, decide a data e desenvolve o conceito dos elementos decorativos e do tema cor.
Os moradores de cada rua trabalham na decoração durante um período de nove meses.
Os preparativos ocorrem normalmente à noite, em casas ou em áreas de armazenamento.
A prática fortalece a criatividade e o pertencimento da comunidade, e há uma sensação de uma competição amigável entre as comissões de rua para ver qual rua terá o design mais original e colorido. Assim, as decorações são mantidas em segredo até a véspera das festividades, quando a cidade é completamente transformada da noite para o dia.
O resultado é a criação de uma cidade colorida e festiva, com portas abertas e sem distinções sociais. No dia do festival, a comunidade enche as ruas.
As Festividades Comunitárias começam como uma celebração religiosa chamada "Festividades em Honra de São João Batista". Embora não tenham esse título desde 1921, a presença do santo ainda perdura, com sua imagem levada pelas ruas em uma pequena procissão. A prática é transmitida dentro das famílias e nas escolas.