Beja "volta a viver" época Romana
Beja volta a reviver, a partir de hoje e até domingo, a grandeza e imponência de Pax Julia no centro histórico da cidade com um programa repleto de música, animação, cortejos, mercado, acepipes, museu ao vivo, visitas pedagógicas e outras experiências.
Foto: Justino Engana
Trata-se de mais uma edição do Festival Beja Romana, que regressa depois de um interregno devido à pandemia, uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja que tem como parceiros estratégicos e co-organizadores o Agrupamento de Escolas nº2 de Beja e o Agrupamento de Escolas nº1 de Beja.
A grandeza e imponência de Pax Julia revive-se, durante 3 dias, no Centro Histórico da cidade. Mas, é na Praça da República, local onde se situava o fórum romano e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais, o maior e mais monumental descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação.
Os mercados faziam parte da vida quotidiana das cidades na época, por isso, poderá encontrar neste mercado romano, mercadores a vender produtos baseados ou inspirados naqueles que existiam na época e experimentar alguns pratos recriados, com base nos alimentos disponíveis naquele período.
Outro dos momentos altos do programa são os cortejos que percorrem o Centro Histórico numa verdadeira manifestação do esplendor da época romana. Este é um momento aberto à participação de todos os que se pretendam juntar a esta festa.
Pela importância dos conteúdos que promove, pela dinâmica que desenvolve no âmbito educativo e pela experiência de excelência que proporciona aos seus participantes o Festival Beja Romana é um evento de e para a comunidade escolar que se abre a toda a população.
O programa pode ser consultado em Município de Beja - Beja Romana (cm-beja.pt)