Foto: CADAC

O Festival das Marias- Festival Internacional das Artes no Feminino, explora a presença feminina nas mais diversas áreas da criação artística. Surgiu em Beja, em novembro de 2019, e desde então vive sobre a ideia de que a luta pela igualdade de género pode e deve juntar-se à arte, como ferramenta de intervenção, formação, educação e sensibilização social.

A primeira edição no Brasil aconteceu durante a pandemia, em 2020, “o que reforçou o caráter de resistência do fazer artístico feminino em plena época de restrições e isolamento imensos”. 

Em Portugal, o evento é organizado numa parceria entre a CADAC- Companhia Alentejana de Dança Contemporânea e a Lendias d’Encantar, ambas fundadas na cidade de Beja. 

Este ano, a Inauguração do Festival das Marias vai acontecer em Aljustrel, na próxima sexta-feira, nas Oficinas de Formação e Animação Cultural. O concelho recebe ainda, nesse dia, o concerto “Goza”, de Bembé Batucada. 

No dia 18 de outubro, o Cine Oriental, em Aljustrel, acolhe o espetáculo de teatro “Buenos dias Señorita Leila”, da responsabilidade de El Rayo Misterioso, e, no dia 19, no mesmo espaço e à mesma hora, celebra-se a peça de teatro “Sendero de Soledad”, da Vientos Sur Teatro.

Em Beja, o Festival das Marias prepara-se para “viver” mais dias de programação. “A Roda de Poesia Feminista” vai marcar a chegada da nova edição à cidade, no dia 5 de outubro, às 17h00, na Santa Casa da Misericórdia. 

Ainda no primeiro dia, a Galeria do Desassossego recebe três momentos: a Performance “Que.mim.erA” e as Conversas “Que.nós.somoS” e a “IVG: Uma Luta que nunca acaba”.

O Festival das Marias prossegue até ao dia 31 de outubro. 

Programa Completo em: https://www.cadacalentejo.com/programabeja 

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.