Festival Sete Sóis Sete Luas em Castro Verde entre 3 e 5 de setembro
Castro Verde vai receber, entre 3 e 5 de setembro, o XXIX Festival Sete Sóis Sete Luas, rede cultural que o concelho integra desde 2000. O Festival Sete Sóis Sete Luas 2021 é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 10 Países do Mediterrâneo e do mundo lusófono: Brasil, Cabo Verde, Croácia, Eslovénia, Espanha, França, Itália, Marrocos, Portugal, Tunísia.”
O festival apresenta em Castro Verde a nova produção original Sete Sóis Sete Luas, Maio 7Luas Band, que conta com a participação de seis prestigiados músicos da ilha do Maio (Cabo Verde). Um espetáculo onde é apresentado um repertório tradicional, composições originais e novos arranjos inspirados na cultura da ilha do Maio.
Também a Med Arab 7Sóis Ensemble, outra das produções do Festival, vai estar em concerto nesta edição seguindo os percursos traçados pela tradição musical do Mediterrâneo e do mundo lusófono. Sob a direção musical do compositor/guitarrista português José Barros, a orquestra reúne músicos das várias culturas do Mediterrâneo, entre os quais o músico castrense Gabriel Costa, num concerto original, repleto de estilos e de sonoridades.
Nas artes, o município castrense destaca a residência artística com Raphael Gindt e Daniel Mac Lloyd (Luxemburgo) que, a partir do dia 28 de agosto estarão em Castro Verde para a criação de duas obras de street art de grande dimensão, inspiradas no património e na identidade do concelho.
Ainda nas artes, a conhecida companhia francesa Les P’tits Brás volta a impressionar com mais um momento de circo aéreo acrobático humorístico. “Bruits de Coulisses”, a mais recente produção da companhia, inspira-se no universo barroco e no seu ambiente fantástico e convida o público a entrar num ambiente teatral do século XVII, onde o sonho e a realidade se confundem, num misto de fantasia, poesia e humor.
A fechar o programa, a XXX Gala do Acordeão vai juntar em palco um conjunto de executantes nacionais e internacionais, entre eles o Campeão do Mundo, Peter Maric.
Segundo a autarquia de Castro Verde “com uma programação rica e variada, onde as diferentes formas de expressão cultural do Mediterrâneo e do mundo lusófono encontram lugar, a aposta passa por proporcionar momentos de partilha, aprendizagem e descoberta, através da realização de diferentes espetáculos e apresentações, que irão acontecer no Anfiteatro Municipal e na Praça da República.”