Festival Terras Sem Sombra 2025 arranca em Arraiolos
A temporada 2025 do Festival Terras sem Sombra arranca, este fim-de semana, em Arraiolos. Esta 21ª edição apresenta-se com o tema “Autores, Interpretes, Musas: O Eterno Feminino e a Condição da Mulher na Arte Musical (séculos XIII-XXI)” e tem as Filipinas como país convidado.
Este primeiro fim-de-semana de atividades inclui o concerto na Igreja da Misericórdia de Arraiolos, com a soprano Antoni Mendezona e o pianista Nuno Margarido Lopes.
Sob o título “Mundos Convergentes: A Canção Filipina e a Canção Europeia”, este concerto marcado para as 21.30 horas, constrói pontes musicais entre dois mundos, incluindo obras de José A. Estella, Manuel Velez, Robert Schumann, Vianna da Motta e Francisco de Lacerda, num repertório que se espraia do século XVII ao século XX. Uma iniciativa que integra o programa de comemorações dos 500 anos da Misericórdia arraiolense, instituição parceira do Festival há vários anos.
Além da vertente musical, o Festival convida o público a mergulhar no património material e natural da região. No sábado à tarde, pelas 15.00 horas, realiza-se uma iniciativa consagrada ao Castelo de Arraiolos e ao Paço dos Alcaides que faz parte do seu conjunto. Sob a égide “Quase um Círculo Sobre a Planície: O Castelo de Arraiolos”, esta atividade, com ponto de encontro na fortificação medieval, enaltece a sua importância estratégica e o seu papel na história da lendária vila. Uma abordagem ao património local guiada por Victor Mestre, arquiteto especializado em reabilitação que está a intervir no monumento.
No dia seguinte, domingo, às 9.30 horas, os participantes são convidados a participar nua ação de Salvaguarda da Biodiversidade para descobrir a riqueza ambiental do Alentejo numa experiência imersiva subordinada ao tema “Em Sintonia com a Natureza: A Agricultura Regenerativa na Herdade de Coelheiros”, iniciativa guiada pelo engenheiro agrícola João Raposeira. Nesta herdade da freguesia de Igrejinha, a tradição vitivinícola alia-se à conservação dos recursos naturais locais para oferecer uma panorâmica pioneira da nova agricultura, baseada no conhecimento e na sustentabilidade do território.
Toda a programação da presente temporada pode ser consultada no site do Festival Terrassem Sombra. As iniciativas são de acesso livre e gratuitas.
Comente esta notícia
Destaques

Vale da Rosa chega a acordo com grupo espanhol para parceria

Legislativas 2025: Bernardino Soares é o cabeça de lista da CDU por Beja

Aljustrel: Multinacional investe 20 ME para produzir biometano a partir de subprodutos agroindustriais
