Festival Terras sem Sombra regressa ao Alentejo este fim-de-semana
O Festival Terras sem Sombra está de regresso para a 20.ª edição e durante 7 meses promove mais de trinta atividades relacionadas com a música, o património e a biodiversidade do Alentejo. O evento chega a dez concelhos alentejanos sob o mote “Liberdade, quem a tem chama-lhe sua” e Mértola faz as honras com o primeiro concerto da temporada, este sábado.
Foto: Festival Terras Sem Sombra
Já com estatuto reconhecido, à escala europeia, o Festival Terras Sem Sombra completa este ano 20 edições e de maio a novembro, viaja por Mértola, Ferreira do Alentejo, Coruche, Castelo de Vide, Vidigueira, Odemira, Sines, Montemor-o-Novo e Beja.
A celebrar o tema “Liberdade, quem a tem chama-lhe sua: Autonomia, Emancipação e Independência na Música (Séculos XII/XXI)”, o festival apresenta uma programação de forte cariz internacional, sobressaindo o contributo de agrupamentos e compositores de Itália- o país convidado desta edição.
Artistas das Filipinas, Áustria, República Checa, Bélgica, Sérvia, Espanha e Brasil são também recebidos no Alentejo durante os meses do evento.
O concelho raiano de Mértola foi escolhido para ser o primeiro a acolher o Festival Terras sem Sombra e dia 25 de maio, diretamente das Filipinas, chegam Bianca Lopez e Bernadette Mamaug, cantoras que integram o duo “The Nightingales". Às 21h30 do próximo sábado, na Igreja Matriz de Mértola, atuam acompanhadas pelo piano do maestro português Nuno Margarido Lopes.
A completar a primeira estadia em Mértola, além da música, o Festival Terras sem Sombra promove uma atividade de Património, às 15h00 deste sábado, que dá a conhecer as Minas de São Domingo. E no domingo, da parte da manhã, o Centro Experimental de Erosão do Solo, em Vale Formoso, recebe a ação em prol da salvaguarda da biodiversidade.
A 20.ª temporada do Festival Terras sem Sombra prossegue a 22 e 23 de Junho em Ferreira do Alentejo, seguindo-se a 29 e 30 de Junho no concelho de Coruche.