Filme rodado na Serra de Serpa é um dos selecionados para o festival Visions du Réel
Três filmes portugueses, de Ico Costa, Susana Nobre e Mónica Martins Nunes, serão exibidos em abril, no festival suíço de cinema documental Visions du Réel, em formato virtual. Um foi rodado na Serra de Serpa.
Na competição internacional de médias e curtas-metragens estão “Sortes”, de Mónica Martins Nunes, e “Timkat”, de Ico Costa, ambos em estreia mundial. “Sortes”, com 38 minutos de duração, é um filme com produção luso-alemã, rodado no Alentejo, registando a paisagem humana e rural da serra de Serpa, marcada para desertificação. A viver em Berlim, Mónica Martins Nunes é ainda autora do filme “Na cinza fica calor” (2016).
“Timkat”, de Ico Costa, foi rodado na Etiópia e regista um ritual religioso de purificação e batismo, que reúne milhares de pessoas junto ao rio Jordão.A longa “Alva” (2019) e a curta “Nyo Vweta Nafta” (2917) são outros filmes já assinados por Ico Costa.
Na secção “Latitudes” do Visions du Réel estará o filme “No táxi do Jack”, que a realizadora portuguesa Susana Nobre tinha já apresentado em fevereiro no festival de cinema de Berlim.
No filme, que entrelaça elementos de documentário e ficção, Susana Nobre conta a história de Joaquim Calçada, antigo mecânico de aviões e motorista, que esteve emigrado nos Estados Unidos e regressou duas décadas depois a Portugal, para se reformar.
Este ano, o Visions du Réel cumprirá a 52.ª edição apenas em modo virtual, com a programação canalizada para a exibição ‘online’ por causa das restrições sanitárias na Suíça.
O festival realiza.se entre 15 e 25 de abril.