Frutas e legumes têm função protetora na prevenção de doenças
As frutas e os legumes têm uma função protetora na prevenção de doenças e têm um grande potencial na promoção da saúde. Ideias importantes que convém reter ainda mais porque 2021 é o Ano Internacional das Frutas e Legumes.
Uma data proclamada pela Organização das Nações
Unidas para sensibilizar e aumentar a consciência global da importância destes
alimentos numa dieta diversificada.
Ana Margarida Ramalho,
nutricionista, destaca a importância que tem o consumo de frutas e legumes na alimentação
das pessoas.
Segundo Ana Margarida Ramalho o consumo de frutas e legumes deve ser diário, tal como os alimentos que fazem parte da “roda dos alimentos”. No caso dos legumes o ideal seria um consumo diário de 400 gramas, quanto às frutas 3 “peças” por dia aumentando para 4 no caso das crianças e das grávidas.
Uma das questões que muitas vezes surge prende-se com o momento do dia em que a fruta deve ser consumida, antes, depois ou entre refeições, Ana Margarida Ramalha afirma que depende da “cultura” e dos "hábitos de cada pessoa.”
Quanto ao legumes podem ser consumidos a qualquer refeição, ainda assim, de acordo com a nossa “cultura gastronómica” isso acontece sobretudo ao almoço e ao jantar. A nutricionista destaca o facto do consumo de legumes também já estar a ser feito entre refeições, um dos exemplos apontados prende-se com as sanduíches, ao queijo, ao fiambre é possível juntar uma folha de alface ou tomate.
O consumo de frutas e legumes tem efeitos benéficos na saúde e, também, impactos positivos no ambiente e na economia, contribuindo assim para um desenvolvimento sustentável.