A GNR afirma que a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, continua a assumir-se como uma das suas prioridades, sustentada numa atuação preventiva, com o envolvimento de toda a população e demais entidades públicas e privadas, na salvaguarda da vida humana e na segurança do património de Portugal e dos portugueses, sensibilizando a população para os cuidados a adotar na realização de queimadas e queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de outras ações de gestão de combustível.

A GNR recorda que pode utilizar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) com funcionamento em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas. As queimas são uma das principais causas de incêndios em Portugal, pelo que a GNR relembra que é proibido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração florestal ou agrícola sem comunicação prévia ou pedido de autorização.

Ainda segundo a GNR é importante que não queime com tempo quente e seco ou com vento, escolha dias nublados e húmidos e para evitar acidentes siga as regras de segurança, esteja sempre acompanhado e leve consigo o telemóvel.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.