Trata-se de uma operação de patrulhamento, controlo e fiscalização rodoviária, orientando o esforço para os períodos e vias mais críticas na sua área de responsabilidade, face aos fluxos de trânsito previsíveis, com o objetivo de contribuir para redução da sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.

De acordo com a GNR “ a experiência de anos anteriores faculta indicadores seguros de que haverá uma elevada intensidade de tráfego rodoviário, tanto na rede nacional fundamental como na rede nacional complementar, gerando potenciais focos de conflito e aumentando a probabilidade de ocorrência de acidentes.”

Ainda segundo a GNR “as estatísticas dos acidentes de viação ocorridos em Portugal continuam a apresentar números preocupantes no que diz respeito a crianças, jovens e adultos que se fazem transportar nos bancos da retaguarda dos veículos ligeiros de passageiros e nos veículos pesados de mercadorias e de passageiros, sem fazerem uso de sistemas de retenção.”

É ainda acrescentado que “decorrente da fiscalização da condução sob o efeito de álcool realizada em 2022, tem-se verificado uma elevada percentagem de condutores em estado de embriaguez, com uma taxa de álcool no sangue (TAS) superior a 1,2 g/l.”

Durante esta Operação, a GNR está a privilegiar uma atuação preventiva nos principais eixos rodoviários (autoestradas, itinerários principais, itinerários complementares e estradas nacionais), orientando o esforço nos principais períodos de deslocação dos veraneantes, nas vias mais críticas da sua área de responsabilidade e com maior volume de tráfego, com o objetivo de contribuir para a redução da sinistralidade rodoviária, garantir a fluidez do tráfego e apoiar todos os utentes das vias, proporcionando-lhes uma deslocação em segurança.

A GNR incide a fiscalização nos comportamentos de risco, que coloquem em causa a segurança rodoviária, nomeadamente o cumprimento das regras gerais trânsito, nomeadamente quanto à realização e sinalização de manobras, em especial, o início e posição de marcha, de ultrapassagem, mudança de direção, inversão do sentido de marcha e marcha atrás e a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas.

A GNR está ainda atenta à fiscalização de veículos de duas rodas a motor e utilização de capacete, a não utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção, a utilização indevida do telemóvel e o controlo da velocidade.

 

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