Greve dos trabalhadores da administração pública
Está marcada para esta sexta-feira uma greve nacional dos trabalhadores da administração pública central, regional e local. Um protesto que poderá afetar vários setores desde a saúde, passando pela educação e a justiça.
A greve foi convocada pela Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública e surge sob o lema “Basta de Empobrecer-Aumento real dos salários já!”
Este protesto acontece, dizem os sindicatos, “contra a política de empobrecimento prosseguida pelo PS, que coloca os lucros das grandes empresas à frente dos direitos dos trabalhadores, com a conivência do PSD/CDS, da Iniciativa Liberal e do Chega, contra o brutal aumento do custo de vida, pelo reforço dos direitos, por melhores condições de vida e laborais na Administração Pública, pela urgente valorização do trabalho e dos trabalhadores e pelo reforço das Funções Sociais do Estado”.
A Frente Comum reclama um aumento salarial não inferior a 15% no mínimo 150 euros para todos, o valor de 920 para o salário Mínimo nacional a partir de janeiro atingindo os 1000 euros em 2024, o subsidio de refeição a 10,50 euros e a revogação do SIADAP.