De acordo com o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (Eurocid) “ambientes de trabalho seguros e saudáveis podem funcionar como um fator de proteção para a saúde mental”. É ainda acrescentada que “as condições pouco saudáveis, incluindo o preconceito, a discriminação e a exposição a riscos como o assédio e outras más condições de trabalho, podem representar riscos significativos, afetando a saúde mental, a qualidade de vida em geral e, consequentemente, a participação ou a produtividade no trabalho.”

Ainda segundo o Eurocid “com 60% da população mundial a trabalhar, é necessário tomar medidas urgentes para garantir que o trabalho previna os riscos para a saúde mental e proteja e apoie a saúde mental no trabalho.”

O Dia Mundial da Saúde Mental pretende destacar os desafios no combate às doenças do foro mental, bem como desmistificar algumas das crenças associadas às mesmas.

A criação deste dia foi da iniciativa da Federação Mundial da Saúde Mental (FMSM), pela mão do então Secretário-Geral, Richard Hunter. Foi celebrado, pela primeira vez, em 1992. Atualmente, a Organização Mundial de Saúde reconhece e assinala também este Dia.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.