O Concurso Literário adota o nome Três Marias numa homenagem ao livro “Novas Cartas Portuguesas” da autoria de Maria Velho da Costa, Maria Teresa Horta e Maria Isabel Barreno. Escrito a três mãos, o livro, denunciou a repressão e a censura do regime do Estado Novo, exaltando a condição feminina e a liberdade de valores para as mulheres. Foi alvo de censura por parte da PIDE, tendo sido banido e as autoras alvo de um processo judicial, suspenso depois da revolução de 25 de Abril de 1974.

O processo judicial ficou conhecido como o processo das Três Marias, nome pelo qual a obra foi traduzida em inglês. A obra e o respetivo processo judicial tiveram grande repercussão internacional, provocando um movimento de apoio inédito, com cobertura pelos meios de comunicação internacionais e manifestações feministas em vários países, o que acabou por levar a que o caso fosse considerado como a “primeira causa feminista internacional”.

As Três Marias - Concurso Literário sobre Igualdade de Género 2024 vai premiar três obras inéditas no estilo literário Conto. Podem candidatar-se todas as pessoas singulares, independentemente da sua nacionalidade, com idade igual ou superior a 18 anos. O prazo para entrega dos trabalhos termina a 25 de agosto.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.