IPBeja combate abandono escolar com a atribuição de bolsas de estudo
O IPBeja anuncia, em nota de imprensa, o combate ao abandono escolar, através da aplicação de uma verba doada pela JB Fernandes Memorial Trust I, através das bolsas BUD. No ano letivo 2021/22, são cerca de 33 os alunos que vão beneficiar destas bolsas.
Foto: Justino Engana
De acordo com o IPBeja o programa de Bolsas BUD surge
da colaboração com a JB Fernandes Memorial Trust, criado com o intuito de
combater o abandono escolar, e tendo como objetivo principal promover e
facilitar o regresso ao ensino superior de estudantes, dos cursos de 1º ciclo,
que tenham interrompido os seus estudos por razões de comprovada dificuldade
económica.
Ainda segundo o IPBeja este programa destina-se a alunos que efetuaram ou pretendem efetuar o regresso aos estudos através dos regimes de Reingresso e Mudança de Par Instituição ou por qualquer outro regime que seja legal e regulamentarmente admissível e ainda a alunos inscritos num curso de licenciatura e, que se encontrem em situação de insuficiência económica, devidamente comprovada e não estejam a ser apoiados pela Bolsa da DGES.
Com o apoio da Fundação JB Fernandes Memorial Trust o montante da propina anual definida para os cursos de 1º ciclo é, paga aos estudantes beneficiários que tenham frequentado anteriormente o IPBeja e que pretendam regressar aos seus estudos, assim como uma redução ou mesmo isenção ao aluno do IPBeja que conheça a situação de abandono e recupere o colega, fazendo-o retomar os estudos.