IPBeja: Projeto para criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas
O projeto INCOME - Inputs para uma região mais sustentável-Instrumentos para a gestão de zonas contaminadas por metais realizou a sua 1º sessão participativa no Salão Musical da Mina de São Domingos, no concelho de Mértola.
O evento, organizado pelo IPBeja e pela Universidade de Évora, em parceria com a Fundação Serrão Martins e Câmara Municipal de Mértola, reuniu elementos da população da Mina de São Domingos e representantes de diversas entidades. Durante os trabalhos foi apresentado o projeto e foram discutidas diferentes perceções e visões sobre o território, vivências e atividades à volta da Mina de São Domingos.
O Projeto INCOME propõe a criação de um modelo de gestão ambiental para áreas mineiras contaminadas por metais potencialmente tóxicos. Este modelo irá integrar os resultados da aplicação de um conjunto de métodos e instrumentos de análise para a monitorização das áreas contaminadas, tais como, análise biofísica, química de solos e águas, geofísica, deteção remota hiperespectral e inteligência artificial. Os inputs para as regiões contaminadas serão alcançados através da otimização e poupança de recursos nas etapas de amostragem e análise, controle e gestão da contaminação por metais em tempo real.
Este projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação “la Caixa”, a investigação é desenvolvida por um consórcio que reúne Instituições de Ensino Superior, Centros de Investigação e Entidades Públicas e Privadas, que relaciona e integra a investigação realizada com o conhecimento e a informação dos stakeholders do projeto.