José António Falcão lança biografia do bispo que trouxe os chineses para o Alentejo
“Parecer e Ser: Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim” é a mais recente obra de José António Falcão- historiador, museólogo e docente universitário que tem dedicado a sua atividade ao estudo e divulgação dos bens culturais do Alentejo. No próximo sábado, a obra é apresentada na Biblioteca Municipal de Ourique, com uma visita guiada ao centro histórico da vila.
“Parecer e Ser: Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim”, resulta de um trabalho de investigação sobre uma das mais influentes personalidades do tempo de D. João V. O protagonista da obra, o Bispo de Nanquim, levou a cabo uma discreta mas eficaz ação evangelizadora e influenciou as relações com a China, entre outros feitos.
O autor do livro sublinha que se trata “de uma personalidade quase mítica da história de terras como Santiago do Cacém, Viana do Alentejo ou Mafra, para não falar da aldeia onde nasceu, Santa Luzia, hoje no concelho de Ourique.”
José António Falcão é historiador de arte, museólogo e docente universitário. Tem dedicado grande parte dos seus trabalhos ao estudo e divulgação de bens culturais alentejanos, principalmente através do Festival Terras sem Sombra, que conta já com dezanove edições.
Com chancela da ORIK – Associação de Defesa do Património de Ourique, no dia 4 de maio, às 16h00, a obra é apresentada pelo professor Vítor Encarnação, na Biblioteca Municipal, seguida de uma visita ao centro histórico da vila.