Lendias d’Encantar leva “Quarteto de Alba” à Colômbia.
“Uma crónica no feminino sobre uma civilização que perde dignidade, mas que mantém a esperança”. A peça, escrita e encenada por Carlos Gil Zamora e protagonizada por Andreia Galamba, Bárbara Teixeira, Clara Cunha e Inês Minor, estará em cena dia 12 de Agosto em Bogotá e nos dias 17 e 18 em Medellín.
A deslocação da companhia bejense é feita a convite da Colombian Theatre Corporation no âmbito do 30º aniversário do Festival Mujeres en Escena por la Paz, que decorrerá entre 6 e 15 do presente mês.
A Colombian Theatre Corporation é uma entidade cultural colombiana que trabalha o desenvolvimento do movimento teatral na Colômbia. Em associação com setores do Movimento Social Feminino, realiza diversas atividades no âmbito da expressão de género, das quais o presente Festival é exemplo. Destacando-se pela sua unicidade no país, quer pela história, quer pelo seu caráter popular e democrático, o Festival Mujeres en Escena por la Paz é um espaço de encontro e reflexão onde a diversidade, as artes, a expressão de género e a reconciliação adquirem um papel fundamental para o entendimento da paz e da importância do papel artístico da mulher.
O objetivo é, segundo a diretora Patricia Ariza, “dar visibilidade à criação artística feminina nas artes performativas, no teatro, na dança e na performance, assim como possibilitar uma reflexão conjunta e universal sobre a importância do papel da mulher em diferentes contextos sociais, culturais e fenómenos políticos”.
Durante 10 dias poderá assistir-se a apresentações de mais de 80 grupos. Serão 50 peças de teatro, circo, dança, performance e narrativa e 48 obras em formato virtual, com transmissão diária, entre 11H00 e as 23H00.
Como países convidados apresentar-se-ão a Argentina, Chile, Espanha, México e Portugal, representado pela companhia de Teatro Bejense Lendias d’Encantar.
O Festival decorrerá nas cidades de Barranquilla, Bogotá, Cali, Chía, Medellín, Pasto, Pereira, Carmen de Viboral, Tunja e Barrancabermeja.
O projecto é apoiado pelo Ministério da Cultura - Programa Nacional de Pacto Cultural, pela Prefeitura de Bogotá, pela Secretaria Distrital de Cultura, Recreação e Esportes e pelo Instituto Distrital de Artes - Idartes y Confiar.