O Programa "Garantir Cultura" é especialmente vocacionado para a mitigação dos impactos da crise pandémica no setor cultural, através da criação de apoios a fundo perdido, destinados a todo o tecido cultural, com vista ao desenvolvimento de projetos artísticos, de criação e programação, em todas as áreas.

Neste âmbito, a Companhia de Teatro Lendias d’Encantar viu aprovada a sua candidatura para a realização de 30 residências artísticas com a duração de, aproximadamente, um mês. Segundo António Revez, diretor artístico da Cia Lendias d’Encantar (LdE), “esta candidatura visa criar condições para o desenvolvimento de uma bolsa de residências artísticas a realizar no Alentejo.

Serão cerca de 30, destinadas a atores e bailarinos, em vários concelhos, a começar por Alvito e Aljustrel, extensíveis a outros seis municípios. Algumas serão orientadas para criadores do espaço Ibero-americano, uma das linhas de intervenção das LdE”.

Na perspetiva da Companhia, o projeto tem especial interesse, uma vez que permitirá apreciar e conhecer o trabalho de alguns criadores que, posteriormente, poderão vir a ser contratados, no decorrer de 2022. Por outro lado, algumas das residências a desenvolver basear-se-ão “na recolha de tradições e estórias de vida de interesse para a criação artística das LdE”, explica António Revez.

São também objetivos desta candidatura, o desenvolvimento artístico nos concelhos visados e, por outro lado, a criação de sinergias entre artistas deslocados, artistas locais e populações, possibilitando, a quem vem de fora, o contacto e a descoberta do território, das suas gentes e cultura, assim como do património, das potencialidades e oportunidades existentes na região, numa ótica de despertar o interesse e a vontade de mudança e fixação em terras alentejanas.

Este é um ponto especialmente sensível par o diretor artístico, que se mostra preocupado com os “índices de desertificação humana, que importa inverter”.

A submissão desta candidatura, com os seus propósitos e nuances é, assim, o “assumir de um compromisso da Companhia Lendias d’Encantar com a região, onde a realização das 30 residências tem, também, um caracter social e não apenas artístico”.

As candidaturas serão abertas brevemente.

Comente esta notícia

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.