Vão ser quase dois anos para a eletrificação do troço de 63,5 quilómetros entre Casa Branca e Beja, as obras, com um custo de 300 milhões de euros, devem começar entre o final de 2026 e o início de 2027. De fora, já se sabia fica a ligação ao Aeroporto de Beja e a reativação do troço Beja-Funcheira.

Atualmente na linha que liga Casa Branca e Beja circulam 12 comboios nos dias úteis (seis por sentido) ao fim de semana, o serviço é reduzido para metade.

Para o ministério das Infraestruturas, enquanto a linha estiver encerrada para os trabalhos de eletrificação, um autocarro de substituição é uma solução “adequada à satisfação das necessidades das populações”.

Em 2021, no lançamento do concurso para a elaboração do projeto, o caderno de encargos da IP previa que as obras fossem realizadas com a linha férrea “em exploração ferroviária” e “sem grandes condicionalismos”. A ideia era realizar os trabalhos entre as 00.30 e as 4.30 da manhã.

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