Litoral EmCena leva 68 sessões de teatro a Sines e Santiago do Cacém
Doze espetáculos de teatro, distribuídos por 68 sessões, compõem o programa deste ano do projeto Litoral EmCena que, a partir desta quarta-feira, vai decorrer nos concelhos de Sines e Santiago do Cacém.
Promovido pela associação AJAGATO, em parceria com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, o Litoral EmCena, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, vai contar com a participação de 11 companhias de teatro, nacionais e estrangeiras.
A edição deste ano do festival, que se estende até ao próximo mês de dezembro, tem "programação reforçada", com um total de 68 sessões de teatro, “o dobro” do que estava inicialmente programado, segundo a organização.
“Na candidatura inicial ao Programa Operacional Alentejo 2020, a organização propôs-se realizar 34 sessões de teatro em cada ano”, lembrou hoje à agência Lusa o diretor artístico da AJAGATO, Mário Primo.
No primeiro ano do projeto, em 2021, apesar da pandemia de covid-19, “foi possível fazer 44” sessões, estando planeadas, em 2022, “68 sessões de teatro”, adiantou o responsável.
Em termos culturais, este reforço significa “uma tentativa” de “recuperar as dinâmicas do público” de Santo André e “contaminar Santiago do Cacém e Sines com esse interesse” pelo “teatro de arte” e da “narrativa artística”, destacou.
Através do projeto Litoral EmCena, a organização quer apresentar "propostas regulares" de teatro que permitam contribuir "para a atratividade turística" deste território.
"Queremos também atrair as atenções mais gerais" para que se olhe para esta região "como um centro de criação, promoção e reflexão do fenómeno teatral", assumiu.
Além das cidades de Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém e Sines, os espetáculos vão chegar às localidades de Cercal do Alentejo, Ermidas-Sado, Alvalade, Sonega, Abela, São Domingos, Roncão, São Francisco da Serra, São Bartolomeu da Serra e Vale de Água (Santiago do Cacém) e Porto Covo (Sines).
De acordo com os promotores, em comunicado, a partir de quarta-feira, o grupo de teatro 'da casa', o GATO SA, vai levar o espetáculo "Malteses" a várias localidades dos dois municípios, num total de 13 sessões "dirigidas para as escolas do 2.º ciclo e para o público em geral".
O espetáculo “O Elogio da Loucura”, da companhia de teatro A Barraca, encenado por Helder Costa e Maria do Céu Guerra, marca o arranque oficial da "programação em sala", de 17 a 19 deste mês, nos palcos principais de Sines, Vila Nova de Santo André e Santiago do Cacém.
Este ano, os promotores endereçaram o convite a três companhias espanholas: PANPÁN, Baldo Ruiz & Paloma Calderon e a Tantonteria Teatro.
A companhia PANPÁN é a primeira a trazer ao Litoral EmCena, entre 07 e 09 de abril, o espetáculo “El Amo”, uma produção que explora "diferentes linguagens teatrais" e "usa a técnica da máscara", revelou a organização.
O Teatro Animação de Setúbal, a Ajidanha, o Teatro Só, a Companhia da Esquina, Circolando e a ESTE são outros dos coletivos que vão apresentar espetáculos no Litoral EmCena.
"É uma programação extensa, intensa e de qualidade que inclui ainda duas exposições de fotografia e uma ‘masterclass’ de longa duração, entre julho e dezembro, com Lionel Ménard, e que termina com a apresentação do espetáculo final" do Litoral EmCena, concluiu Mário Primo.
O Litoral EmCena é um projeto intermunicipal promovido pela AJAGATO, em parceria estratégica com as câmaras de Santiago do Cacém e de Sines, com cofinanciamento do programa operacional regional Alentejo 2020.